4 de janeiro de 2015

Tudo que você precisa saber antes de decidir comprar lente de contato

Olá seus lindos!

Sentiram saudades de mim? Eu estava estudando muito, tristonha e acabou que o blog (que é um lugar que eu escrevo sempre que estou de bem com a vida) ficou um pouquinho de lado. Acho que, se a gente não está "bem", não vai conseguir escreve com leveza, concordam? Quero que, ao ler minhas palavras, sempre percebam meu alto astral e não ao contrário. Problemas já bastam os nossos e não precisamos adicionar os de terceiros a lista, apesar que "desabafar" ajuda, mais ainda sim sou muito reservada com minha vida off rss

Me perguntaram inbox a respeito do uso/indicação/cuidados com lente de contato colorida, afinal quem não gosta de dar um "up" no olhar de vez em quando? Mesmo que seja para fugir dos óculos, para caracterização de alguma fantasia ou até mesmo para ter aquele olhão azul/verde/mel que nem todos os brasileiros tem.


Para começar é importante que você consulte sempre um oftalmologista antes de tomar qualquer decisão à respeito do uso das lentes, mesmo as que não possuem grau. Não parece, mais eu tenho astigmatismo e miopia (3,25 graus, quase cegueta), então a maioria das minhas lentes de contatos coloridas (verde/cinza/azul/mel) são com grau, já as fantasias (preta/rosa/vermelha/branca) não possuem grau, então há aquela dificuldade básica na hora de pegar um ônibus, ver alguma coisa no celular, fazer a make, etc... 

Para quem nunca usou lentes e tem olhos sensíveis vai ter muita dificuldade na adaptação (se você é daquelas pessoas que sofrem para passar máscara de cílios ou lápis na linha d'água, tem grandes chances de não se adaptar ao uso das lentes). Então vale muito a pena passar pelo oftalmologista e fazer um teste antes de tomar a decisão de investir suas dilmas em um par.


Pensando nisso, resolvi escrever para vocês que pensam muito em comprar e ainda tem dúvidas com respeito ao manuseio, conversação, validade, etc., fiz vários tópicos de dicas que fui adquirindo ao longo dos anos com o uso constante de lentes e também com informações que peguei de embalagens de solução para lentes de contato e folhetos no consultório do oftalmologista, então prepare seus olhinhos e venha ler comigo!

USAR LENTE É SEGURO? 
Essa é a pergunta que não quer calar. O uso é perfeitamente seguro, desde que você sempre verifique a procedência (nada de comprar lente no camelô, já vi vendendo na Pavuna e na Uruguaiana e quase enfartei!), nunca use lentes de terceiros (é como partilhar escova de dente e calcinhas, não rola né pessoal?) e o mais importante: faça a higienização corretamente e armazene de forma correta (nada de expor ao calor e sol e de deixar no banheiro que é um local úmido e propenso a bactérias).


MAQUIAGEM x LENTES DE CONTATO
- Coloque suas lentes de contato antes de aplicar a maquiagem. Isso evita que qualquer resíduo da maquiagem entre em contato com suas lentes.

- Aplique o lápis ou delineador acima de seus cílios ao invés de aplicar na parte de dentro da pálpebra ou na linha do cílio.

- Não coloque as suas lentes ou use maquiagem se seus olhos estiverem inchados, vermelhos ou irritados. Entre em contato com um oftalmologista para orientação nesses casos.

- Sempre retire a lente de contato antes de remover a maquiagem dos olhos.

- Procure produtos que são hipoalergênicos.

- Escolha a maquiagem sem óleo e sem perfume, pois ela tem menor risco de irritar quem já tem sensibilidade nos olhos.

- Opte por produtos de pele (base, BB Cream,) a base de água, pois as demais podem deixar uma película oleosa em suas lentes.

- Evite máscara para cílios a prova d`água, pois o pigmento tende a aderir à superfície da lente.

- Não use máscara para cílios com fibras flexíveis (como a Love Alpha) pois elas pode danificar suas lentes.

- Prefira os pós compactos e procure não aplicar ao redor da área de seus olhos.

- Mantenha seus olhos fechados quando aplicar o pó para evitar que ele entre em contato com suas lentes.

- Procure pincéis de boa qualidade para a maquiagem. Eles tem menor risco de soltar cerdas que podem entrar em seus olhos.

- Nada de usar cotonetes, experiência própria: se um fiapinho qualquer de algodão cair nos olhos vai te dar muita dor de cabeça.

- Evite usar cílios postiços, pois a cola pode irritar seus olhos.

- Evite compartilhar sua maquiagem. As infecções oculares podem ser transmitidas facilmente entre as pessoas.

CUIDADOS/HIGIENIZAÇÃO/CONSERVAÇÃO
- A saúde dos olhos tem que ser levada muito a sério, higiene é fundamental na hora de manusear qualquer lente (colorida, com grau, circle lenses), então  lave e seque suas mãos antes de manipular as lentes de contato.

- Limpe as lentes de contato cuidadosa e periodicamente, conforme recomendado por seu oftalmologista. Se necessário friccione a lente de contato com o dedo e enxague cuidadosamente antes de deixá-las durante a noite mergulhadas na solução para lentes de contato (uso muito da Bio Soak e Opti-Free, boas marcas com preço digno e que fazem toda a limpeza que a lente necessita), na quantidade suficiente para cobrir as lentes completamente.

- Somente uma porção de solução nova deve ser usada para limpar e guardar lentes de contato. Nunca reutilize uma solução antiga. A solução para lentes de contato deve ser trocada de acordo com as recomendações do fabricante, mesmo se as lentes não forem usadas diariamente.

- Não ache que qualquer solução serve para suas lentes. Solução salina (soro) e colírio umidificante não servem para limpar e desinfetar lentes de contato.

- Limpe diariamente o estojo das lentes. Remova a solução usada do estojo e enxague com solução nova. Não use água corrente para enxaguar o estojo, pois isso poderia expor seus olhos a infecções.  

- Mantenha o estojo aberto e seco entre as limpezas.

- Guarde as lentes no estojo apropriado para lentes de contato.

- Às vezes partículas, como maquiagem, podem prender na lente. Quando isso acontecer, umedeça seus dedos com a solução para lentes de contato e tente remover o material esfregando a lente com cuidado. Limpe e enxague normalmente.

- Se você não usar as lentes todos os dias ou guardá-las por alguns dias, ainda assim é preciso limpar e desinfetar antes de usá-las novamente. Siga as instruções da solução para lentes de contato.

- Sempre respeite o prazo de utilização da lente (descarte quinzenal, mensal ou anual), a saúde dos seus olhos está em primeiro lugar! A visão é muito importante para ter descaso, seja consciente!

- É sempre bom ter um colírio (SEMPRE COM INDICAÇÃO OFTALMOLÓGICA), pois as lentes tendem a deixar os olhos mais secos, causando muitas vezes incômodos e dificuldade ao piscar.


ONDE COMPRAR / PREÇO
- Circle-lens (ou lentes de anime) - http://www.pinkyparadise.com 
Com preço médio de $23,90 (em obamas gente, no Brasil não conheço nenhum site confiável que comercialize), tem mais de 900 opções de escolha e, vai ter post da minha lente circle rosa no blog ainda nessa semana que vai entrar. O tempo de entrega é de 30-45 dias e chegou direitinho. Mais detalhes em breve.

- Lentes de contato com grau/fantasia - http://www.e-lens.com.br
Apesar de não ser uma loja física, nunca tive problemas com o grau e é onde o preço sempre fica mais em conta na hora que tenho que refazer a troca anual ou quando perco algum par, já sou cliente desde 2009. Minha última compra custou cerca de R$ 200, dois pares (um colorido e um normal, ambos com grau) e o frete foi grátis. Ainda ganhei estojo e solução para lentes de 80ml, eles sempre mandam brindes e são super atenciosos.

- Lentes de contato sem grau - http://www.tudoprabeleza.com.br
A loja é parceira do blog e, além de comercializar apliques, também está trabalhando com lentes coloridas sem grau de descarte mensal, o preço é de R$ 59,99 + frete, super em conta!

OFF: As lentes circle são bem polemizadas, pois não foram aprovadas pela Anvisa (Brasil) e nem pela FDA (Estados Unidos), mais são aprovadas pela KFDA (órgão responsável na Coréia do Sul, que para quem não sabe é o país criador da circle e também onde estão a grande maioria dos fabricantes). De um lado justificam que, devido ao diâmetro (tamanho) ser maior que a das lentes comuns, há a preocupação com a oxigenação dos olhos, mais nos EUA a lente escleral é aprova, vai entender (para quem não sabe é aquela lente que ocupa o globo ocular todo, na dúvida clique aqui para ver. Acho que o  problema é mais econômico do que de saúde, concordam?

Leu até aqui? #Muitoamorporvocê ©

Eu sei que post gigante assim cansa, mais levando em consideração que a questão é muito séria, você pode comprar a sua lente sem ter medo de ser feliz, já sabe quase tudo que deveria e agora e só seguir as recomendações direitinho. Se quiser compartilhar mais alguma coisa comigo é só deixar nos comentários que vou atualizando o post.

Espero ter ajudado e tirado todas as dúvidas de vocês, qualquer coisa é só perguntar aqui viu ;)




2 comentários:

  1. Agora mais do que nunca quero as minhas lentes cor de mel. Adorei o post. Perfeito!!!!
    www.patytotal.com

    ResponderExcluir
  2. #Muitoamorpormim Hahahaha
    To louca por umas lentes coloridas e agora tô mais segura em comprar e usar... *--*
    Obrigada pelo post, Ju!! ♥

    http://creepybeauty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido até aqui.
Ficarei muito feliz em responder sua mensagem (se a postagem ultrapassar 90 dias mande suas dúvidas por e-mail).
Beijos e visite sempre!