31 de janeiro de 2013

Metamorfose ambulante

Olá pessoal

Atire a primeira pedra a mulher que nunca quis mudar de visual.

Eu me lembro como se fosse ontem que no final dos anos 80 e começo dos anos 90 a febre da mulherada era fazer permanente para obter cachos (me lembro da minha madrinha e minha vizinha indo no salão bimestralmente para cachear seus cabelos lisos), hoje em dia a moda são os cabelos alisados (com produtos a base de tioglicolato ou hidróxido de amônia) com escovas progressivas, relaxamentos, etc...

Em diferentes contextos sociais, o cabelo adquire diferentes interpretações de "identidade de grupo". Na cultura hippie e em vários países pelo mundo os cabelos enrolados servem de identificação de grupos e são vistos como ideais de beleza, enquanto em outros países é o oposto. Além disso, dentro de países multiculturais como o Brasil, a escolha de um cabelo encaracolado ou liso pode ser rara e serve como um "chamariz", que singulariza e destaca a pessoa naquele ambiente. 

A preferência pelo cabelo liso pode ser explicada pelo marketing feito pela mídia sobre este tipo de cabelo, como em filmes de Hollywood, novelas, comerciais de cosméticos e etc.

Cada um tem o direito de escolher seu visual e eu sempre mudo o meu, não importa se seu cabelo é liso, cacheado, crespo, tingido, o importante é se sentir bem consigo mesma. Sempre haverá alguém  que colocará defeito, dizendo que é "melhor deixar seu cabelo natural" ou "esse alisado é feio" e assim vai. 

Cada um é bonito do seu jeito, sejam os cabelos crespos, cacheados, lisos. A opção de mudar está ai e cabe a você se sentir bonita com o cabelo alisado ou não.


Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

3 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkk Imaginei vc falando cada palavra escrita! E adoooooro ser também uma "metamorfose ambulante"!!! rsrsrs
    Eu sempre volto pro loiro... mas já pintei de preto, castanho, rosa, vermelho... rsrsrs
    Eles naturais são enrolados, mas na época que falou aí dos permanentes... eu já não gostava não!!! Sempre quis ter cabelos lisos!!! E depois das progressivas, definitivamente não quero outra vida!!! =)
    Muito bacana o post!
    BJks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk Simone meu cabelo é bem crespo, para ter ele bonitinho como se vê hoje em dia eu já batalhei muito. A maior frustração da minha infância, depois de nunca ter conseguido comprar uma sandália da Xuxa (porque com 8 anos calçava 38) era não usar franja. Todas as minhas coleguinhas tinham, mais meu cabelo era tão rebelde que ficara aquele encaracolado na testa, parecia que tinha feito alisamento e caido kkkkkkkkkkkkkkkkkk eu nunca desisti, vim cortar franja denovo burra velha e tô enjoando, acho que vou deixar crescer (já repeti essa frase umas 10 vezes ao longo de 10 anos) rsss. Beijos e muito obrigada pela sua visita :D

      Excluir
  2. Concordo com a Simone, parecia que eu te vi falando...
    e mudar faz muito bem né, hoje liso, amanha enrolado, depois loiro, ruivo...
    Muito bom!!

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido até aqui.
Ficarei muito feliz em responder sua mensagem (se a postagem ultrapassar 90 dias mande suas dúvidas por e-mail).
Beijos e visite sempre!