24 de janeiro de 2011

Cuidado com as maquiagens vencidas

Olá meninas!

É dificil ver tantas novidades e não comprar, não é verdade? Há cada estação há vários lançamentos, acabamos tendo um batom de cada cor, base, pó e sombra das mais infinitas tonalidades... Um ponto importante é que a maioria das meninas esquecem que make também tem prazo de validade. Mesmo que você use maquiagem todos os dias, se não é um maquiador profissional, dificilmente dará conta de acabar com todos os seus produtos antes que o prazo de validade deles expire. "Para muitas mulheres, a maquiagem tem grande durabilidade. Produtos usados após o vencimento podem trazer irritação cutânea com danos enormes e tratamento lento", afirmam dermatologistas.
Uma pesquisa realizada pelo College of Optometrists, na Grã-Bretanha, revelou que nove em cada dez mulheres usam maquiagem vencida. Dois terços das entrevistadas, de faixas etárias variadas, admitiram usar os mesmos cosméticos por mais de dois anos. As mulheres entre 30 e 40 anos são as campeãs, já que não renovam o estoque por serem apegadas a certos tipos de cosméticos que normalmente já saíram de linha.

No Brasil, de acordo com a Anvisa, 24 meses é justamente a média de vida útil de um produto fechado. Depois de aberto, ainda segundo a entidade, o tempo de duração tolerável da mercadoria não deve chegar a seis meses.  Normas do órgão determinam que a data venha impressa na embalagem. O problema é que grande parte das empresas, infelizmente, ainda não disponibiliza a validade no frasco, somente na caixa ou no lacre plástico que é jogado fora assim que se abre o produto. Mas, constatar que uma maquiagem precisa ir direto para o lixo não é tão difícil assim, principalmente os batons e gloss que mudam de cor e de cheiro, como sinal de que já está ruim, a viscosidade rançosa também é um sinal. Então se notar alguma alteração na sua make, mesmo que mínima, não tenha pena, feche os olhos e descarte-a imediatamente.


Alguns prazos de validade dos produtos após aberto:

-Máscara para cílios: de 3 a 6 meses
-Base, hidratante e demaquilante: 6 a 8 meses
-Pó facial, pancake, sombra, blush, gloss, batom e tônico: 1 ano
-Lápis de olho, lápis de boca e delineador: 1 ano e seis meses

Espero que esse post ajude vocês, sei que é dificil se controlar mais pense bem antes de sair comprando coleções e coleções de makes (porque tive que jogar fora minha Big Eyes).


Até o próximo post
Beijos
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter lido até aqui.
Ficarei muito feliz em responder sua mensagem (se a postagem ultrapassar 90 dias mande suas dúvidas por e-mail).
Beijos e visite sempre!