25 de novembro de 2010

Você sabe o que são aquelas manchas brancas que aparecem nas unhas?

Olá meninas,

Alguma de vocês já teve alguma mancha branca na unha? Pois nas minhas surgiram algumas dos dedos indicadores de ambas as mãos, fui correndo no dermatologista achando que era alguma micose ou algo do tipo, graças à Deus não é nada demais rsss... tenho um artigo muito legal para vocês lerem sobre a LEUCONÍQUIA, um nome feio mais que não é de se preoculpar, as minhas manchas surgiram porque uso as minhas unhas como extrator de grampos no trabalho hehe....

Vejo que elas acontecem em jovens, crianças, idosos, independentemente da idade e sexo. Nossas unhas são estruturas muito importantes para nosso organismo, elas funcionam como um apoio e proteção contra o choque, e também guarda um grande quantidade de terminações nervosas ajudam a detectar situações de risco para as mãos como baixa ou alta temperatura e pressão de um objeto ou com esforço.


Existem dezenas de mitos sobre o aparecimento espontâneo de manchas brancas nas unhas: presentes que estão por vir, mentiras e pecados cometidos, falta de nutrientes, comer maionese demais, falta de cálcio no organismo e por aí vai! A explicação científica é bem diferente. O termo médico que define esta condição é conhecida LEUCONÍQUIA e o surgimento se dá como o resultado de “micro-quebradinhos” que acontecem na base da unha (matriz), que favorecem a formação de pequenas bolsas de ar e então, surgem as manchas brancas.

Mas é importante saber que existem condições do nosso dia a dia que tornam as unhas mais frágeis e, portanto, mais suscetíveis ao aparecimento dessas manchas: contato com água quente, o uso frequente de produtos químicos agressivos, como os de limpeza, o uso da unha como alavanca para abrir recipientes por exemplo, esforço exagerado para cortar a unha.

As manchas brancas causadas por atrito e choque não requerem a ajuda de um dermatologista, pois, como a unha cresce e as manchas vão saindo devagar. É bem verdade que muitos especialistas consideram a má alimentação como umas das causas, isso faz sentido pois a falta de nutrientes, especialmente aqueles envolvidos na formação, crescimento e desenvolvimento das unhas tornam-se mais frágeis estas lamelas e assim torná-los suscetíveis à manchas brancas.

Então, vamos ter uma alimentação saudável e evitar ao máximo expor nossas unhas.

Espero que tenham gostado do post!
Beijos
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter lido até aqui.
Ficarei muito feliz em responder sua mensagem (se a postagem ultrapassar 90 dias mande suas dúvidas por e-mail).
Beijos e visite sempre!